Rolamentos Lineares

getimage

Os rolamentos lineares são dispositivos responsáveis pela movimentação de translação com baixo atrito. Com esse sistema é possível agregar guias lineares simples, aumentando ainda mais a gama de aplicações. Os rolamentos ainda oferecem o movimento livre em uma dimensão.

Aplicação dos Rolamentos Lineares

São rolamentos fixos para cursos ilimitados cuja aplicação é muito ampla. Podem ser utilizados nos campos de máquinas, robôs, máquinas de embalagem, ferramentas, eletrônica, entre outros tipos de maquinaria. Seu uso é excelente em itens de precisão como equipamentos de gravação automáticos, computadores, equipamentos de medição e 3D e equipamentos periféricos.

Vantagens dos Rolamentos Lineares

Com esse dispositivo a resistência de atrito de partida e dinâmico são praticamente imperceptíveis. Em níveis de produção são muito benéficos já que, com a redução do atrito, reduz também o trabalho realizado e, consequentemente, o consumo de energia. Além disso, os rolamentos lineares se transformam com menos frequência perante o aumento da carga e são insensíveis às mudanças do coeficiente de atrito.

Os rolamentos lineares são fáceis de instalar, versáteis – pois, podem criam estruturas mecânicas pequenas e leves – e ainda auxiliam na manutenção e lubrificação de máquinas.

Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Os mais utilizados são:

  • LM (rolamento linear simples);
  • LMF (rolamento linear flangeado);
  • SMA (rolamento linear montado e bloco de alumínio).

O revestimento externo dos rolamentos é feito em aço cromo com alto teor de carbono temperado e retificado. Internamente é revestido com poliacetal e vedações de borracha Nitrilo Butadieno. 

Rolamentos Lineares em Curitiba

Consulte a Ômicrom para escolher peças industriais de qualidade como, rolamentos linearesfusos de esperasmancaispoliasretentores, entre outros. Se você procura um distribuidor de rolamentos em Curitiba, opte pela Ômicrom.