Tipos de rolamentos e suas funcionalidades

 

tipos - de - rolamentos

O rolamento é um equipamento que permite o movimento controlado entre duas ou mais partes, serve para minimizar a fricção entre as peças que se movem em uma máquina e podem suportar carga. Hoje em dia, a maioria dos rolamentos são constituídos de um anel interno, um anel externo, corpos rolantes e a gaiola. Seu material de composição basicamente é o aço, mas há a utilização de outros componentes também, como a cerâmica.

Atualmente, existem vários tipos de rolamentos, cada um com a sua respectiva função e modo de usar, vejam a seguir quais são:

  • Rolamento auto compensador de esferas: Foi inventado em 1907, e este dispositivo permitiu acabar com as interrupções causadas por falha nos rolamentos. As falhas aconteciam devido ao alinhamento impreciso entre os rolamentos de esferas que eram utilizados. O rolamento auto compensador de esferas acabaram por acomodar o desalinhamento que era existente.
  • Rolamento a gás: São capazes de funcionar em altas velocidades com quase nada de fricção, porém sua capacidade de carga é limitada.
  • Rolamentos auto-reparadores: São capazes de reduzir as concentrações de tensões que provocam o desgaste e fadiga nas superfícies de rotação. Este rolamento é capaz de melhorar o desempenho em aplicações como ferramentas elétricas, engrenagens industriais, entre outros.
  •  Rolamentos axiais de esferas: Esse modelo é composto de uma anilha de eixo, uma anilha de caixa e um conjunto axial de esferas e gaiolas, estes componentes são separáveis, ou seja, a montagem do rolamento é fácil. Eles podem ser utilizados junto com uma anilha de suporte esférica, dessa forma, podendo compensar erros de alinhamento.
  •  Rolamentos axiais de esferas de contato angular: Foram desenvolvidos com o objetivo de suportar cargas axiais e acomodar cargas radiais. São divididos em três, rolamento de escora simples, de escora dupla e de alta precisão. O primeiro é capaz de suportar cargas axiais em uma única direção, o segundo, a carreira superior de esferas grandes possui alta capacidade de carga em uma direção e a carreira inferior de esferas pequenas fixa o eixo na direção oposta, e o terceiro podem suportar somente cargas axiais.
  • Rolamentos axiais de rolos cilíndricos: Modelo bastante indicado para cargas axiais pesadas, e consiste em uma anilha de caixa, de eixo, conjunto de gaiolas (axial), e rolos cilíndricos.
  • Rolamentos axiais de rolos cónicos: Indicado para cargas axiais muito pesadas, e são insensíveis às cargas de choque.
  • Rolamentos axiais de rolos esféricos: São modelos apropriados para cargas radiais, além de cargas axiais que atuam simultaneamente. A carga é transmitida de uma pista para outra em um ângulo, pois são capazes de acomodar essas cargas.
  • Rolamentos cerâmicos: Compostos de anéis e corpos rolantes em cerâmica. São utilizados em bombas e compressores, aonde os rolamentos serão lubrificados durante o trabalho.
  • Rolamentos lineares: Como diz o próprio nome, são desenvolvidos apenas para movimentos lineares.
  • Rolamentos para liberação de embraiagem: Quando estamos dirigindo e liberamos a embreagem do veículo, a carga das molas, que é acionada quando o motor aciona as rodas, é absorvida por esse rolamento.
  • Rolamentos para altas temperaturas: São rígidos e com folga interna, e são utilizados em altas temperaturas, geralmente em fornos, fornalhas de túnel, entre outros. Podem atuar em temperaturas até 350ºC.
  • Rolamentos híbridos: São capazes de trabalhar em velocidades muito altas e toleram a lubrificação deficiente, ou seja, a vida útil desses produtos são maiores que outros equipamentos compostos somente de aço.
  • Rolamento de rolos: Capacidade de carga alta, maior que de rolamentos esféricos.
  • Rolamentos de ferramentas para bricolagem: Alto nível de precisão com  uma baixa fricção.
  • Rolamento de esfera de contato angular: São capazes de acomodar cargas axiais e radiais ao mesmo tempo, mas somente em uma única direção. Geralmente são montados em pares, a fim de garantir um arranjo rígido.
  • Rolamento de esferas: Podem operar em alta velocidade com baixa fricção, e são utilizados em cargas moderadas.
  • Rolamento de anel triplo: São utilizados exclusivamente em máquinas de fabricação de papel.

Rolamentos em Curitiba

 

Ômicrom Rolamentos está há mais de 20 anos no ramo de peças industriais e possui uma infraestrutura projetada para atender com agilidade. Nossa meta é oferecer o melhor para o cliente, por isso trabalhamos com produtos de qualidade. O principal objetivo é que seus equipamentos e métodos de produção funcionem com qualidade e efetividade.  Faça-nos uma visita na Rua João Bettega, 1847, CIC. Telefone: (41)3314-3314. Site: omicrom.com.br