Bombas hidráulicas
As bombas hidráulicas são muito usadas na indústria, e estas fazem parte de um sistema maior. Elas são uma parte de um sistema que trabalha em conjunto com outras peças para que o todo possa funcionar. Também é chamado de Máquina Hidráulica Operatriz, ou seja, são as máquinas que recebem a energia potencial, transformando-a em energia cinética (movimentos) e energia de pressão (força).
Essas energias são transmitidas a um fluído bombeado dentro de um sistema, esse envio pode ser feito através do aumento de pressão, velocidade, e de elevação ou combinação entre os diferentes tipos de energia. Resumindo, a bomba hidráulica, como no próprio nome, bombeia algum líquido, geralmente óleo.
Como funciona uma bomba hidráulica
Para poder realizar um trabalho, as bombas hidráulicas se utilizam de um fluido comprimido, o mais usado nesses sistemas são óleos bem finos, de grau especial. Esse líquido é bombeado dentro do sistema a fim de produzir pressão e movimento.
As bombas hidráulicas geralmente possuem mecanismos rotativos, estes com tolerâncias bem pequenas entre as partes que se movem e os compartimentos. Ao comparar uma bomba hidráulica com outros modelos de bomba, pode-se notar que elas apresentam baixas velocidades de rotação.
Tipos de bomba hidráulica
Atualmente são conhecidos vários modelos e tipos de bomba hidráulica, porém alguns são mais comuns devido a sua utilização em maior escala dentro da indústria, são eles:
- Bombas de engrenagens: Este modelo de bomba hidráulica consiste em um par de engrenagens que fazem a rotação dentro do dispositivo. O óleo é colocado de um lado do compartimento e é conduzido em torna da área externa, entre os dentes da e para fora do ponto de descarga, que se encontra no lado oposto. Alguns modelos desse tipo de bomba contam com uma engrenagem de dentes singular, que gira em torno dos dentes da engrenagem interna. Esses modelos de bombas hidráulicas são muito confiáveis, porém bastante ruidosos.
- Bombas de palhetas: Este modelo de bomba hidráulica é muito comum, e apresenta um conjunto de palhetas constantemente ajustável, que são montadas em um eixo dentro de um compartimento fechado. Conforme o eixo vai se movendo ao redor da cobertura, as palhetas se ajustam de forma constante, isso é para manter as suas pontas em contato com a superfície interna da caixa. O óleo é colocado no compartimento e é transportado em torno dele, nas palhetas do ponto de descarga, onde é forçado a sair. Esse modelo de bomba hidráulica são mais eficientes que bombas de engrenagens.
- Bombas de parafuso: Estas bombas apresentam um par de engrenagens em espiral, estas que ficam localizadas dentro de um cilindro fechado. O óleo é introduzido em uma extremidade do cilindro, onde ele é forçado a percorrer ao longo do comprimento entre os dentes das engrenagens e as paredes do cilindro.
Aplicações da bomba hidráulica
As aplicações de bombas hidráulicas possui um amplo no ramo industrial, mas antes de serem usadas nas indústrias, elas já eram utilizadas, como por exemplo, em rodas d’água, que possuíam a função de bombear água para o consumo de cidades, irrigação e consumo animal.
Atualmente, as bombas hidráulicas possuem um número extenso em suas aplicações, como bombas para irrigação, abastecimento de água, é usada em bombas de gasolina, sistemas de condicionamento de ar, deslocamento de produtos químicos e refrigeração. Também são bastante úteis em serviços de embarcações, e podem ser usadas no combate a enchentes.
Vantagens na utilização de bombas hidráulicas
A utilização de bombas hidráulicas possui uma série de vantagens, entenda quais são elas:
- São componentes de fácil instalação e oferecem grande flexibilidade, inclusive em pequenos espaços;
- Devido a sua baixa inércia, os sistemas hidráulicos permitem uma inversão de movimentos rápida e suave;
- Permitem ajustes na velocidade micro métrica;
- Relação entre peso, tamanho e potência consumida é muito menor que os demais sistemas conhecidos;
- As bombas hidráulicas são sistemas auto lubrificados, pois geralmente utilizam o óleo;
- Por causa da excelente condutividade térmica dos óleos, geralmente o próprio sistema omite a utilização de um trocador de calor;
- Transformação da energia tanto em movimento rotativo e movimento linear;
- De fácil Proteção, ao serem sobrecarregadas as bombas hidráulicas simplesmente param;
- Grande confiabilidade e durabilidade, por ser um sistema auto lubrificado;
- Possui sistema de regulagem, onde é possível determinar as velocidades e forças em grande precisão.
Bomba hidráulica em Curitiba
A Ômicrom possui grande experiência no segmento com profissionais preparados para o desenvolvimento nas melhores soluções, sempre com um alto padrão de qualidade no serviço. Consulte a Ômicrom, empresa que garante confiabilidade e agilidade nos produtos. Ligue: (41)3314-3314.