Fabricação das peças de rolamentos
Muito sabemos sobre a utilização e manutenção dos rolamentos, mas pouco sabemos sobre a sua fabricação e descritivos. Os rolamentos são importantes para que sejam realizadas várias atividades com maquinário pesado como em aviões, caminhões, automóveis, maquinário agrícola, etc.
Para que seja realizada uma melhor utilização destes itens é importante ter um conhecimento sobre a fabricação e os descritivos dos rolamentos mais utilizados em nas máquinas.
Fabricação dos mancais de rolamento
Para que o mancal de rolamento seja estruturado da forma mais correta, é necessário que seja feito um projeto inicial, colocando não apenas o tipo construtivo correto, mas também a execução e a disposição dos rolamentos, assim como as partes que o constituem com o eixo, a caixa e as peças de fixação como a vedação e em especial a lubrificação que devem ser realizadas pelas influências indicadas pelo fabricante.
A estrutura do rolamento parte basicamente de um jogo de esferas, o anel externo com a possibilidade de seleção sendo com ou sem furo de lubrificação ou ainda com a superfície externa cilíndrica/ esférica. Logo em seguida temos o anel interno com a variação de modelos podendo ser GRAE / GAY / GE / GYE /GLE / GSH.
Na estruturação de um mancal é necessário que siga em sua fabricação, a sequência de peças apresentadas acima, desde a disposição dos rolamentos ao eixo de lubrificação, procurando inicialmente obter uma visão geral e a mais correta possível de todas as influências que podem ser sofridas. Partindo deste ponto, a disposição dos tamanhos dos rolamentos é verificada com algumas alternativas, onde no desenho do projeto é feito o mancal por inteiro, possuindo as peças contíguas que são formadas por ajustes, fixação e vedação. Sendo coordenadas pelo processo, a montagem e desmontagem deste item, levando em conta sempre as medidas alternativas que podem ser consideradas como influências previstas com os riscos totais envolvidos.
No momento de utilização das peças, é importante que seja tomado o devido conhecimento das influências, sendo algumas delas:
- O local de aplicação
- As condições de trabalho, como cargas, rotação, espaço disponível e condição ambiental.
- Exigências como vida, precisão, ruído e atrito devem ser levadas em consideração
- Dados comerciais
- Carga e número de rotações
- Temperatura
- Condições ambientais
- Disposição dos eixos
- Rigidez das peças contíguas
Antes de iniciar a devida fabricação do mancal, deve ser realizada uma análise em relação a cada influência.
Fabricação das Buchas de fixação
As buchas possuem sua fabricação em nodular GGG 50 e são utilizadas para auxiliar na fixação dos rolamentos com furo cônico, que serão instalados sobre os eixos cilíndricos em polegadas e milímetros, onde será permitida maior tolerância no diâmetro da peça e consequentemente, do eixo. Estas buchas podem ser encontradas com o modelo completo possuindo ainda a porca e o dispositivo de segurança.
Uma bucha de boa qualidade de fixação tem a sua medida impressa na base do produto, onde a medida deste item será correspondente à medida da broca. As buchas podem ser adequadas em utilização para concreto.
Bucha de fixação pode ser utilizada para fixar rolamentos de furo cônico em eixos com superfície lisa, sem a necessidade de qualquer apoio, sendo composta por três itens: a bucha, a porca e uma arruela de trava, podendo ser encontrada na versão de grampo, sendo fornecidas sempre com o conjunto completo.
Fabricação das Porcas hidráulicas
Estas porcas hidráulicas possuem um êmbolo descolado hidraulicamente através da injeção de óleo, e sua fabricação é em Aço SAE 1045. Com a utilização do óleo é facilitado a montagem e desmontagem dos rolamentos e buchas que iniciam seu diâmetro em 50mm.
O uso da porca hidráulica deverá ser medido a partir do tamanho das peças, uma vez que quanto maior o número da peça, a porca hidráulica será mais indicada para a sua utilização, o motivo principal desta forma de medida é o fato de ser possível reduzir o tempo de montagem em até dez vezes quando comparamos com os métodos tradicionais da montagem.
A montagem de rolamentos em assentos cônicos pode ser uma tarefa difícil e demorada para ser realizada, e para isso existe a porca hidráulica, onde o seu objetivo de utilização é facilitar e acelerar a aplicação das forças de deslocamento que são necessárias para executar a montagem dos rolamentos, podendo ser montados ainda nas buchas de fixação ou desmontagem.
O óleo bombeado para a porca e o pistão é empurrado para fora com uma força suficiente que possibilita a liberação da bucha, sendo fornecido um acoplamento de conexão rápida para o ajuste em bombas hidráulicas.
Fabricação rolamentos de esferas
Os rolamentos de esferas são utilizados em sua grande maioria em aplicações de alta precisão em vários setores, especialmente aeroespacial, agricultura, construção, máquinas-ferramenta e principalmente a área da saúde.
Os rolamentos radiais de esferas são compostos por um anel interno e externo com um porta-esferas com o número máximo de esferas de precisão, onde a construção de um porta-esferas padrão possui uma ranhura, capaz de suportar cargas radiais e axiais em qualquer sentido dos desenhos permitindo a operação em velocidade altíssima.
As aplicações dos rolamentos radias de esferas podem ser encontrado em agricultura, automotivo, produtos químicos e a indústria em geral. O desenho do rolamento radial é projetado para melhorar a vida útil do produto em ambientes contaminados, com os revestimentos especiais proporcionando resistência adicional à corrosão. Os desenhos especiais podem ajudar a manter o lubrificante, excluindo os agentes contaminantes. Estão sempre disponíveis as várias configurações de retentores e proteção, auxiliando na segurança dos componentes internos do rolamento retendo então o lubrificante.
Rolamentos de esferas de contato angular são projetados para trabalhar com a combinação de cargas radiais e axiais. Os rolamentos que possuem uma carreira única são desenhados inicialmente com uma especificação que possua uma montagem duplex, utilizando um conjunto de máximo desempenho, podendo os rolamentos acomodar uma carga axial nas duas direções. Os rolamentos em geral possuem a mesma aplicação assemelhada, variando apenas a sua capacidade e modelos, mas sendo útil para a mesma aplicação.
A geometria específica deste rolamento possui em sua pista o encontro do rolamento de contato angular, criando ângulos onde exista o contato com as esferas que suportam as cargas axiais mais altas.
As diferentes etapas da fabricação de um rolamento podem ser constituídas de duas grandes famílias de operações, sendo estes a retirada de matéria e a deformação.
Este produto que possui alta tecnicidade, deve ser colocado em rotação de dois elementos um em relação ao outro, buscando a satisfação de cargas de precisão e com um atrito mínimo.
A fabricação dos rolamentos de esfera é constituída pelos seguintes processos, o tratamento térmico, a retificação e por fim a montagem que é o fim da gama onde deverão ser incluídas as funções complementares como o engraxe e a marcação.
Fabricação de fusos de esfera
Os fusos de esferas retificados podem ser encontrados e utilizados facilmente no mercado aeroespacial, agrícola, conformação, mineração, medicina, corte e máquina operatrizes.
Estes componentes podem atender às aplicações mais exigentes em relação a eficiência, precisão, durabilidade e o valor, oferecendo soluções para aplicação que exige tecnologia de acionamento, onde os fusos de esferas circulantes e de rolos convertem o movimento rotativo em movimento linear e vice-versa.
O fuso tradicional consiste especificamente em um eixo de aço com rosca trapezoidal e uma porca de bronze, podendo ser ainda de plástico ou metal, dissipando aproximadamente 70% do atrito em forma de calor que é gerado na superfície deslizante do contato.
Estes fusos de esfera são diferenciados dos tradicionais, possuindo esferas ou rolos que podem transmitir a potência entre a porca e o eixo do fuso, movimentando a rolagem minimizadora e o atrito dos elementos.
Desta forma, a potência do motor será necessária para acionar uma aplicação menor em sua quantidade, variando os projetos e a tecnologia assim como a eficiência dos fusos e esferas juntamente com os rolos. É importante ressaltar que com este processo a taxa de desgaste será minimizada.
Distribuidor de rolamentos em Curitiba
A Ômicrom possui grande experiência no segmento com profissionais preparados para o desenvolvimento nas melhores soluções, sempre com um alto padrão de qualidade no serviço. Consulte a Ômicrom, empresa que garante confiabilidade e agilidade nos produtos. Ligue: (41)3314-3314