Guias lineares

guias - omicrom

As guias lineares de precisão possuem movimento suave e baixíssimo índice de atrito além do movimento ultra preciso que o nome nos traz as guias lineares de precisão, proporcionam um movimento praticamente sem atrito no posicionamento linear.


As guias de rolos e esferas não recirculantes oferecem uma operação extremamente suave para o máximo conforto, enquanto a guia de baixo atrito e ruído assegura um posicionamento manual e preciso.
São desenvolvidas para suportar os pacientes pesados, podendo satisfazer praticamente qualquer exigência de aplicação e projeto.

O que são as guias lineares

As guias lineares são superfícies, ranhuras, barras prismáticas ou cilíndricas as quais podem ser utilizadas com o objetivo de proporcionar uma estabilidade maior em direção ao deslocamento permitindo um posicionamento preciso de alguma parte ou peça de uma máquina ou mecanismos.

O acionamento é realizado por outra parte do mecanismo onde as guias desempenham o papel de direcionamento garantindo que o movimento e o posicionamento sejam realizados de forma correta com o erro mínimo estipulado. Normalmente o acabamento superficial de guias é de ótima qualidade garantindo o que o trabalho seja realizado de forma correta com o erro mínimo estipulado.

Sobre as guias lineares

A guia linear é um sistema de movimentação baseado no princípio do rolamento, onde possui contato de ponto ( as esferas), gerando diversas vantagens como a redução do atrito suavidade na movimentação, alta precisão de posicionamento, alta capacidade de carga, trabalho em alta velocidade, além de outros benefícios.

Estas guias são aplicadas em diversos tipos de máquinas, tornos, centros de usinagem, mandrilhadoras, CNC Routers Seccionadoras, corte laser, plasma, solda, impressão, ressonância magnética, e em outros vários ligares e equipamentos. Atualmente as guias lineares são utilizadas como solução por diversos segmentos como montadoras, indústrias de autopeças, aeroespacial, moveleiras, hospitalares, farmacêuticas, alimentícias e papelarias. AS guias são trilhos perfilado que possuem uma sapatas com esferas, que é fixado no corpo da máquina, e a mesa da máquina é presa nas sapatas, garantindo então um grau maior de precisão nos deslocamentos e maior velocidade em avanço rápido.
Podemos encontrar ainda diversos modelos e funcionalidades para as guias:

• Guia inteligente: tem como objetivo medir o posicionamento do carro durante o deslocamento pelo eixo. Para realizar esta tarefa a guia necessita de uma manta magnética no trilho, enquanto o bloco traz um sensor e um transdutor de sinal.

• Guias prismáticas: Estas guias são auto lubrificantes, possuindo duas esponjas nas extremidades do “carro” ficando então permanentemente embebidas em óleo, garantindo então o bom deslizamento no trilho. São guias para média e alta capacidade de carga e dureza superficial, apresentando ainda superfície retificada, garantindo rigidez e precisão para os processos de utilização.

• Comact Rail: Disponíveis em duas versões: Versão NU para auto-alinhamento em paralelo com a margem de erro de 39mm; e a versão NK que permite o auto alinhamento em superfícies com o erro de até 2mm.

• SLTE: esta guia é apresentada como novidade e pode ser posicionada livremente ao longo de seu curso e promete alta precisão, pode ser baseada em outro produto que movimente por um servomotor com fuso silencioso de esferas recirculantes. É empreago então o movimento de peças ou produtos com até 4kg com alta capacidade de posicionamento.
Apresenta ainda vários furos de fixação e passantes em seu corpo, além de total compatibilidade com o sistema modular de manipulação e de montagem. Pode contar ainda com o auxilio de softwares para simular velocidade e tempos de ciclo através de uma plataforma de programação extremamente amigável, que pode ser utilizada para registrar as posições teach-in facilitando a parametrização dos movimentos.

• Guia linear Patim: Seu principal destaque é o retentor individual para cada fieira de esferas, com esta tecnologia é permitido que as esferas percorram todo o trilho sem o choque entre elas. Isto permite que ocorra um ganho de velocidade de 40% em relação às guias convencionais de esferas, a gaiola de esferas consegue reduzir o ruído característico de guias e prolonga a vida útil do produto.

Sobre as guias lineares de esferas

As guias lineares de esfera, são aplicáveis em clean Rooms (salas limpas), e outros ambientes, onde os óleos devem ser limitados ou evitados. São compostas de trilho de patins, os carros, onde podem substituir os sistemas convencionais de barramentos, possuindo sua aplicação em tornos, usinagem, e máquinas em geral onde é necessário a utilização de descolamentos lineares.

As guias lineares de esfera podem possuis seis, quatro ou duas fileiras. A guia de seis fileiras, é uma guia resistente e rígida com a base em esferas, sendo então compostos por no mínimo um “carro” com a guia de sistema maciço de esferas.

A guia com quatro fileiras, faz parte do programa mais diversificado e extenso, são compostos por no mínimo um “carro” guia com o sistema maciço, trilho guia, raspadores elásticos que são integrados nas partes frontais do carro guia.

Por fim, as guias lineares de esferas são adequadas para a aceleração até 150m/s²com velocidade e temperatura controladas, sendo utilizadas em aplicações com avanços ilimitados, cargas elevadas e rigidez numa escala alta.

Sobre as guias lineares de rolos

Os efeitos dos rolos cilíndricos são utilizados como elementos rolantes traduzindo então em alta capacidade de carga, alto índice de precisão de movimento e ótimas características de amortecimento, voltados à alta performance, com vantagens de grandes esforços e alta velocidade, para a elevada produtividade.

Suportando ainda cargas uniformes em todas as direções, uma vez que os elementos rolantes se incorporam aos rolos cilíndricos possuindo quatro filas, sendo dispostos paralelamente entre si. Devido a sua mínima deformação elástica, se asseguram em um movimento estável, ainda contento cargas elevadas e flutuantes sendo estas variáveis. As guias lineares de rolos possuem alta capacidade de resposta e uma pequena alteração de postura durante uma rápida aceleração e frenagem brusca, possuindo ainda baixo nível de ruído e alto rendimento de movimento.

Vantagens e Características das Guias Lineares

É importante obter o devido conhecimento sobre as vantagens e características das guias lineares, uma vez que possui características como a alta precisão de posicionamento; movimento de alta precisão e maior vida-útil; Alta velocidade de movimento; fácil instalação; fácil lubrificação; intercambiável.

Com a alta precisão do posicionamento, é possível verificar a condução por movimentação pelas guias lineares, onde o contato entre a carga e o trilho pode ser realizado de forma que ocorra sob os movimentos rotativos de esferas, o coeficiente da fricção pode ser de apenas 1/50 de contato tradicional onde a diferença entre a dinâmica e o coeficiente de atrito estático é pequena. Sendo assim, não existiria nenhuma derrapagem enquanto a carga estivesse em movimento.
O movimento de alta precisão e maior vida útil trás as guias lineares que proporcionam um desgaste menor e de alta precisão, devido a recirculação de esferas e lubrificação contínua do sistema.

A alta velocidade de movimento é possível alcançar com um motor de baixa potência, uma vez que a força necessária para movimentação das guias lineares é muito menor devido ao baixo coeficiente de atrito, onde é proporcionado uma aplicação do motor ou outro sistema de motorização que possua uma potência menor.
Com a igualdade de capacidade de carga em todas as direções é possível que seja utilizado um design especial, onde as guias lineares possam suportar as pequenas cargas em sentido verticais e horizontais, sempre em contrapartida os modelos aos modelos convencionais onde só podem suportar pequenas cargas no sentido paralelo à superfície de contato sendo então mais propensos a se tornarem imprecisos quando recebem estas cargas.