Mancais

mancais
 

O mancal é um dispositivo mecânico fixo, geralmente em ferro fundido ou aço, onde se apoia um eixo girante, deslizante ou oscilante. Pode ser definido como um tipo de rolamento cilíndrico, e recebe esse nome por ter um cilindro interno giratório dentro do componente. Apesar de serem autolubrificantes, os mancais muitas vezes não desempenham bem sua função por falta de lubrificação, tendo um desgaste de forma que não fique perfeitamente cilíndrico.

A maior parte das máquinas e equipamento possuem mancais, tendo como função posicionar um elemento de máquina que gira em relação a outro. Antigamente, eram utilizados em carros de bois, uma construção simples, feita de madeira, com carroceria, eixo e rodas. Os mancais são componentes de máquinas destinados a assegurar movimentação rotativa entre duas superfícies, com baixo nível de atrito. Os dois tipos de mancais mais utilizados são de deslizamento de rolamento.

 

 

Mancais de deslizamento

 

O mancal de deslizamento tem como função servir de apoio para eixos girantes. Esses mancais estão sujeitos às forças de atrito devido à rotação do eixo. Basicamente, são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação. A baixa velocidade evita o aquecimento excessivo dos equipamentos expostos ao atrito.

Sua montagem e desmontagem é bastante simples. Seguindo alguns parâmetros, a vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada: os materiais devem ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. A fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação, alinhamento e reposição. No caso de possíveis danos é importante considerar suas principais funções: apoiar e guiar os eixos. São características dos mancais de deslizamento:

  • Suportam maiores cargas;
  • Mais silenciosos em altas velocidades;
  • Exigem mais espaço radial;
  • Isolamento elétrico;
  • Altas temperaturas.

 

Mancais de rolamento

 

Os mancais de rolamentos são utilizados quando é necessário maior velocidade e menor atrito. Quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito chamado de escorregamento. O rolamento é utilizado para diminuir esse atrito, sendo um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. As perdas de energia produzidas pelo atrito são limitadas por ele.

Através do tato e da audição, pode-se verificar o comportamento do mancal de rolamento. Porém, para fazer a avaliação do processo de giro, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está tendo dificuldades para girar. Na avaliação por audição é preciso que o rolamento gire com rotações reduzidas, levando em consideração o ruído emitido. Esses ruídos podem ser classificados como: raspantes, estrepitoso ou metálico. Caso isso ocorra, é sinal que as pistas estão sujas, descascadas, com folgas ou falta de lubrificação. O mancal de rolamento é constituído de dois anéis concêntricos. São características dos mancais de rolamento:

  • Suportam esforços radiais e axiais;
  • Podem ser pré-carregados para reduzir deflexão;
  • Exige maior espaço na direção axial;
  • Menores folgas – maior custo;
  • Padronização – menor custo;
  • Através de ruídos avisam a falha iminente;
  • Lubrificação permanente.

 

Tipos de mancais de rolamento

 

  • Esfera: mancal de rolamento esfera é apropriado para rotações mais elevadas. A transmissão do anel com a esfera é precisa e desse modo a lubrificação é essencial, pois as esferas fazem seu movimento em um único caminho entre os anéis, permitindo o livre movimento do eixo.
  • Rolete: Esses elementos possuem o formato de rolos cônicos, cilíndricos ou barriletes. Ficam espalhados por todo o centro entre os dois anéis como as esferas, mas permitem apenas que os rolos fiquem fixos e utilizados quando são necessárias velocidades menores e cargas maiores.
  • Agulha: Os corpos rolantes que estão entre os anéis são de pequenos diâmetros de no máximo 5 mm e com comprimento de 3 a 10 vezes maior que o diâmetro. São utilizados para mecanismos oscilantes em razão dos rolamentos de agulha ter alta rigidez, onde o espaço radial é limitado e a carga não é constante.

 

 

Forças

 

Geralmente, a normalização dos rolamentos é feita a partir do diâmetro interno, sendo o eixo em que o rolamento é utilizado. Para cada diâmetro são definidas três séries de rolamento: leve, média e pesada. Conforme for solicitado, apresentam uma infinidade de tipos para aplicação específica, como máquinas agrícolas, motores elétricos, máquinas, ferramentas, compressores, construção naval, etc. Os rolamentos são classificados de acordo com as forças que eles suportam, podendo ser:

  • Radiais: Não suportam cargas axiais e impedem o deslocamento no sentido transversal ao eixo.
  • Axiais: Não podem ser submetido a cargas radiais. Impede o deslocamento no sentido axial, ou seja, longitudinal ao eixo. Um rolamento axial pode ser usado, por exemplo, para suportar o empuxo da hélice propulsora de um navio.
  • Mistas: Suportam tanto carga radial como axial. Impedem o deslocamento tanto no sentido transversal quanto longitudinal.

 

 

Lubrificação

 

A lubrificação é um procedimento importante, ele forma uma película entre os elementos rolantes e as pistas dos rolamentos, evitando o contato mesmo quando cargas altas estão atuando sobre o eixo, reduzindo o atrito e desgaste excessivo. Também impede a contaminação do rolamento por agentes externos, evitando a corrosão.

Para a lubrificação pode ser usada graxa ou óleo, sendo que a maioria utiliza graxa, mesmo nos diferentes segmentos da indústria. A graxa é utilizada nos casos onde o rolamento trabalha em condições normais de temperatura e velocidade. A lubrificação com óleo é mais aplicada quando as condições de trabalho impossibilitam usar a graxa ou quando for necessário reduzir a temperatura do mancal.

A quantidade também é importante, pois o exagero de lubrificante pode aquecer excessivamente a caixa de mancal. Outro componente usado para possibilitar a lubrificação é a engraxadeira. Aqui o cuidado deve ser, no caso de projeto, instalar a engraxadeira na posição correta de forma que o lubrificante penetre no rolamento e não apenas chegue ao lado dele.

 

 

Como fazer a inspeção de rolamentos

 

A inspeção dos rolamentos deve ser feita com as máquinas paradas para evitar acidentes. É importante seguir uma sequência de operações na fase de inspeção de um rolamento:

  1. Limpe as superfícies externas, anotando a sequência de remoção dos componentes da máquina.
  2. Verifique o lubrificante. Diversas impurezas podem ser sentidas pelo tato, bastando esfregar uma amostra do lubrificante entre os dedos. Uma fina camada de lubrificante espalhada nas costas da mão permitirá uma inspeção visual.
  3. Evite que sujeiras e umidade penetrem na máquina, após a remoção das tampas e vedadores. Em caso de interrupção do trabalho, proteja a máquina, rolamentos e assentos com papel parafinado, plástico ou material similar. Não faça o uso de estopa, pois fiapos podem contaminar os rolamentos.
  4. Lave o rolamento exposto, fazendo uma inspeção sem desmontá-lo. A lavagem deve ser efetuada com um pincel molhado em querosene.
  5. Seque o rolamento lavado com um pano limpo sem fiapos ou ar comprimido. Caso seja aplicado o ar comprimido, cuide para que nenhum componente do rolamento entre em rotação. Rolamentos blindados nunca devem ser lavados.

 

 

Mancais em Curitiba

 

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