O que são as polias

 

Template - omicrom

A polia também pode ser conhecida como roldana ou moitão e é uma peça mecânica muito comum e utilizada em diversas máquinas. Esta peça é muito utilizada para transferir força e energia cinética, sendo constituída por uma roda de material rígido, normalmente confeccionada de metal liso ou sulcada em sua periferia.

Não existe uma fonte confirma ainda, mas segundo algumas hipóteses a utilização das polias teve o seu surgimento na Ásia, há 6000 na Mesopotâmia. Foi uma invenção de grande importância e que traz inúmeras vantagens até hoje, onde é utilizada em academias, oficinas, construção civil e vários outros ambientes. Um dos fatores pelo qual a polia teve grande importância no momento em que foi descoberta como uma ferramenta facilitadora de várias atividades foi pela sua revolução no campo dos transportes e também da comunicação, uma vez que era utilizada em alguns meios juntamente com a roda, que teve diferentes modificações, e desta forma passou a ser utilizada com vários mecanismos e contribuiu para um grande avanço no progresso humano.

A polia ou roldana consiste em um disco que poderá girar ao redor de um determinado eixo que passa pelo seu centro. Além disso, existe na periferia deste disco um sulco denominado como gola, onde dentro desta trabalha uma correia de transmissão de movimento.

 

Funcionamento das polias

O funcionamento das polias ocorre através de uma correia, corda ou corrente metálica onde a polia irá gerar em um eixo, transferindo movimento e energia para outro objeto.

As polias podem ser utilizadas para auxiliar na alteração e no sentido da força com que é puxado um determinado objeto através da força de tração.

Existem vários locais onde as polias podem ser utilizadas, principalmente pelo fato de que a sua utilização traz vários benefícios, uma vez que consegue tornar mais fácil a atividade de elevar ou suspender um determinado objeto assegurando uma transmissão de movimento.

Este objeto é constituído por três partes, sendo o eixo, os braços, e a calha. O perfil da calha pode variar de acordo com a correia que é utilizada, podendo esta ser plana, cilíndrica, trapezoidal ou ainda uma simples corrente.

Para que as polias consigam realizar a sua atividade de forma eficaz, é importante que exista uma correia que irá auxiliar na realização das atividades. Desta forma é importante obter o conhecimento sobre o formato de uma correia que pode ser plana ou trapezoidal, sendo feita de borracha revestida de lona e formada no seu interior por cordonéis vulcanizados para que consiga suportar as forças de tração.

 

Modelos de polias

As polias poderão ser utilizadas em configurações diferenciadas e que poderão influenciar diretamente na razão entre a força potente e a força resistente. Para que esta atividade seja possibilitada existem alguns tipos de polias que poderão ser encontradas, sendo estas:

  • Polia fixa: altera somente a direção e o sentido da força. É utilizada para suspender objetos. Nesta modalidade será aplicada uma força motriz em uma das extremidades da corda, e na outra extremidade uma resistência.
  • Polia móvel: divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente A polia móvel poderá facilitar a realização de algumas tarefas, como por exemplo, levantar um objeto que seja muito pesado. A cada polia móvel que é colocada em um determinado sistema, a força é reduzida, sendo esta uma grande vantagem. No entanto uma desvantagem da utilização deste item é a demora para erguer ou puxar um objeto quando um grande número de polias são utilizadas. As poias móveis são muito utilizadas dentro das oficinas para que seja possível erguer o motor de um carro. Existem outro ambiente onde as polias são utilizadas que é na academia para auxiliar no levantamento dos pesos de um determinado equipamento.
  • Cadernal: Configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas.
  • Talha: configuração de várias roldanas móveis e uma roldana fixa.

Polias em Curitiba

A Ômicrom Rolamentos está há mais de 20 anos no ramo de peças industriais e possui uma infraestrutura projetada para atender com agilidade. Nossa meta é oferecer o melhor para o cliente, por isso trabalhamos com produtos de qualidade. O principal objetivo é que seus equipamentos e métodos de produção funcionem com qualidade e efetividade. Faça-nos uma visita na Rua João Bettega, 1847, CIC. Telefone: (41)3314-3314. Site: omicrom.com.br