Os rolamentos
Um rolamento é um dispositivo utilizado que permite o movimento linear ou rotacional, com a capacidade de reduzir o atrito e o estresse dos componentes. É bem semelhante a uma roda, o rolamento é um dispositivo que também pode rolar, e possuem a função de reduzir o atrito entre a superfície do rolamento com a superfície que esta sendo rolada. Dessa forma, com a redução do atrito fica muito mais fácil o movimento dos componentes, o que aumenta a velocidade e eficiência do total.
Como funciona um rolamento
Os rolamentos possuem uma estrutura simples, é como se fosse uma roda composta de uma superfície interna e externa, essas duas faces são lisas e são utilizadas para auxiliar no processo de rolamento. Uma esfera carrega o próprio peso da carga impulsionando o movimento e a rotação, no entanto, nem todas as cargas botam a força em cima de um rolamento de maneira igual. Existem diferentes tipos de carregamentos, são eles, o radial e axial.
A radial ou carga radial, simplesmente bota o peso sobre o rolamento fazendo com que aconteça o giro como o resultado da tensão do peso sobre ele. A carga de empuxo é diferente, esta que põe o stress em cima do rolamento de forma totalmente diferente. Quando um rolamento é girado no seu próprio eixo sobre uma força neste ângulo, isso é denominado de carga de empuxo. Um rolamento que é utilizado no apoio de um tamborete de barra, está sujeito à força de empuxo, somente.
Estão constantemente sendo usados para cargas radiais e axiais, pneus de carro por exemplo, se utilizam de uma radial em linha reta, pois os pneus rolam para frente de maneira rotatória, isso acontece em consequência do peso e da tensão que eles estão suportando no movimento. Porém, no caso de um carro que faz uma curva, ele está sujeito a força de empuxo, isso acontece porque os pneus não estão somente indo para frente de forma radial, mas sim porque as curvas acabam forçando o peso para o lado do rolamento.
Tipos de rolamentos
Atualmente no mercado existem vários tipos de rolamentos que são feitos para suportarem as cargas radiais, cargas de empuxo, ou alguma mistura desses dois tipos. Esses tipos de aplicação exigem rolamentos específicos, que são projetados para aguentar a carga e as diferentes quantidades de peso. Veja a seguir quais os modelos existentes:
- Rolamento tipo esfera: São muito comuns, pois podem lidar com cargas axiais e radiais, mas só suportam uma pequena quantidade de peso.
- Rolamentos de rolo: Suportam cargas pesadas e pode suportar cargas radiais;
- Rolamentos de bola: são feitas para suportarem cargas de impulso com aplicações em baixa velocidade com pouco peso;
- Rolamentos de rolo de pressão: Lidam bem com cargas de pressão e suportam maiores quantidades de cargas de empuxo. São utilizadas em transmissões de veículos.
- Rolamento de rolo afilado: Projetado para suportar grandes cargas axiais e radiais, e são encontrados em eixos de carros.
- Rolamentos especiais: são projetados para aplicações específicas, como os rolamentos de rolos gigantes e rolamentos magnéticos. Os modelos que são encontrados em rolos gigantes são utilizados para cargas pesadas e grandes, e os modelos encontrados em rolamentos magnéticos permitem uma velocidade maior de rotação.
Rolamentos em Curitiba
A Ômicrom Rolamentos está há mais de 20 anos no ramo de peças industriais e possui uma infraestrutura projetada para atender com agilidade. Nossa meta é oferecer o melhor para o cliente, por isso trabalhamos com produtos de qualidade. O principal objetivo é que seus equipamentos e métodos de produção funcionem com qualidade e efetividade. Faça-nos uma visita na Rua João Bettega, 1847, CIC. Telefone: (41)3314-3314. Site: omicrom.com.br