Rolamentos lineares

Template - omicrom

Os rolamentos lineares são elementos utilizados quando existe a necessidade de realizar movimentos de translação. Pois os rolamentos rotatórios são diferenciados pelo fator do elemento de rotação ser rolante ou deslizante, suportando as forças que sejam acionadas sobre este elemento.

 

Rolamentos lineares de esferas

O rolamento linear de esfera é também conhecido como bucha de esferas ou ainda, guia de eixo. É composto por uma gaiola de polímero com os segmentos de pistas fabricados com componentes de aço temperado para guiar os conjuntos de esferas dentro do sistema que pode ser bastante complexo. Este modelo de esferas recirculantes consegue fornecer o deslocamento necessário de uma forma ilimitada, mas com baixo movimento de atrito.

Em geral os rolamentos são utilizados para as aplicações onde sejam necessários o avanço e o retorno linear.  Juntamente com o eixo permitindo então de uma forma simplificada a construção econômica e precisa de vários componentes.,

Estes rolamentos podem ser encontrados em duas linhas de projeto:

  1. A série compacta 1 (LBBR)
  2. A série de trabalho pesado 3 ( LBC

As duas linhas levam em conta os acordos com a norma ISSO 10258.

Os rolamentos junto com os seus devidos acessórios que podem ser adquiridos, são utilizados ainda para realizar a montagem de sistemas de orientação linear simples e econômicos para uma grande variedade de aplicações.

As exigências impostas aos componentes lineares são diferenciadas com as suas aplicações onde podem ser utilizadas nos devidos meios, sendo desta forma o eixo de precisão e velocidade nos sistemas de transporte e alimentação enquanto que as exigências impostas para as máquinas estão mais ligadas à precisão e rigidez.  Com o objetivo de encontrarmos a perfeita guia linear para a aplicação é essencial oferecer uma grande variedade de produtos e também a devida assistência .
Cada tipo de guia linear possui as suas características próprias, sendo as quais tornam os ideais para cada tipo de aplicação, ou seja, a função para qual o produto estará designada.
Para a escolha das guias é necessário verificar fatores e aplicações próprias para cada modelo , onde a regra geral pode ser encontrada na variação dos diversos fatores que p0odem ser levados em consideração como a temperatura, lubrificação, vibrações, montagem e manutenção.

Os rolamentos lineares podem ser compostos por uma gaiola com segmentos de polímero compostos por uma pista feita de aço que auxilia no direcionamento dos conjuntos de esferas dentro do sistema completo de auxilio.  O rolamento  pode ainda adaptar-se à vários fatores e dimensões. Sendo ainda compactos e fácies de montar, onde os  rolamentos  lineares de esfera podem ser encontrados disponíveis em uma versão padrão possuindo ou não as vedações, além de uma versão completamente resistente à corrosão para os diâmetros de eixo.

Este modelo de  rolamento linear possui rolamentos que  asseguram, que um elemento da máquina possa se deslocar em uma linha reta ao longo do eixo de precisão, com baixo índice de atrito. Os rolamentos lineares de esferas podem ser encontrados ainda em séries compactas, leves e usinadas.

Na linha leve, não encontramos a existência de um anel eterno, mas sim múltiplas placas de pista em seu diâmetro externo onde as esferas conseguem circular.

As vantagens do modelo de rolamento linear de esfera são:

  • Projeto compacto
  • Alta capacidade de carga
  • Ampla linha de produtos a ser utilizados
  • Materias de alumínio de alto nível com baixo peso
  • Ferro fuindido de alta resistência para as unidades flangeadas
  • Modelos abertos e fechados, disponíveis como unidade única e dupla mantendo o seu formato
  • Dimensionamento intercambiável
  • Disponível por meio de todos os principais distribuidores do mundo.

 

Rolamentos lineares

Os rolamentos lineares são dispositivos que podem ser responsáveis pela movimentação de translação com leve índice de atrito no momento em que realiza a sua função, com a utilização deste sistema é possível agregar as guias lineares de forma simples, aumentando desta forma os locais onde podem ser aplicados,

Estes rolamentos são utensílios fixos para ilimitadas aplicações de forma muito ampla. OS rolamentos podem ser utilizados nos campo, em robôs, máquinas de embalagem, ferramentas, utensílios eletrônicos, entre outras variações de maquinários. O uso destes itens pode ser excelente quando utilizados em itens de precisão como equipamentos de gravação automáticos, computadores, equipamentos de medição, e ainda equipamentos periféricos.

Com a utilização deste equipamento a resistência de atrito a partir da sua partida pode ser dinâmico e quase que imperceptíveis, onde os níveis de produção são muito beneficiados uma vez que com a redução do atrito, é reduzido também o trabalho realizado e consequentemente o consumo de energia do local onde será iniciado a sua utilização. Outro fator importante é que os rolamentos lineares são transformados com uma frequência menor quando comparados com o aumento da carga e podem ser muito insensíveis as mudanças de coeficientes de atrito.

Os rolamentos lineares possuem uma instalação fácil e versátil, uma vez que podem ser criadas estruturas mecânicas pequenas e leves, onde poderão auxiliar na manutenção e lubrificação das máquinas.  Os modelos mais utilizados do  rolamento linear  são:

  1. LM ( rolamento linear simples)
  2. LMF ( rolamento linear flangeado )
  3. SMA ( rolamento linear montado em bloco de alumínio)

O revestimento interno destes rolamentos são fabricados com componentes que possuem aço, com o alto teor de carbono temperado e retificado, sendo dessa forma inteiramente revestido com poliacetal e vedação de  borracha.

 

Aplicação dos rolamentos lineares

Os rolamentos lineares também podem ser conhecidos como buchas, onde possui uma ampla variedade de aplicação e modelos com os rolamentos de movimentações específicas, onde para cada aplicação são utilizados eixos que variam de 3 a 50 mm.

A movimentação com a aplicação dos eixos nos rolamentos lineares consegue permitir avanços ilimitados de alta performance e precisão, com o mínimo de atrito, na utilização em equipamentos de procissão, furadeiras de multieixos, prensas puncionadeiras, máquinas para afiação de ferramentes, máquinas de impressão, máquinas para embalar alimentos, e uma infinidade de outras aplicações.

Os rolamentos se apresentam em diferentes formas e variedades, onde cada modelo possui as suas próprias características e lugares aonde podem ser utilizada, assim como a construção, de vários maquinários. A rigidez do  rolamento  pode ser melhorada a partir da quantidade de cargas aplicadas nos ambientes de utilização.

 

 Construção dos rolamentos

A grande maioria dos casos, o  rolamento é constituído de anéis que possuem pistas, um anel interno e outro externo, possuindo ainda corpos rolantes, tanto esferas como rolos, e é um elemento retentor dos corpos rolantes que possuem intervalos regulares, e está localizada entre as pistas internas e externas permitindo que possam girar livremente.

OS corpos rolantes são classificados em dois tipos, os de esfera e os de rolos, podendo ser classificados em quatro tipos: cilíndricos, de agulhas, cônicos e esféricos. As esferas possuem um formato geométrico que consigam possuir um contato pontual com as pisas dos dois anéis de utilização enquanto a superfície de contato dos rolos é linear.
Na teoria  os  rolamentos  são construídos  com a função de permitir que os corpos rolantes consigam girar orbitalmente.

 

 Características dos rolamentos lineares

As peças de  rolamentos  podem se apresentar em diferentes formas e variedades, cada uma coma s suas características específicas, possuindo então as seguintes características:

  • Coeficiente de atrito estático
  • Padronização internacional e intercambiáveis de fácil conquitsa
  • Um rolamento suporta cargas simultâneas em ambos os sentidos
  • São utilizados em aplicações de alta e baixa temperatura

A maioria dos tipos de rolamentos suportam cargas radiais e axiais ao mesmo tempo, conseguindo um ângulo de contrato inferior a 45º onde uma capacidade de carga radial pode ser muito maior e são classificados como rolamentos radiais.

Os  rolamentos que tem um ângulo de contato superior a 45º consegue uma capacidade maior para suportar as cargas  axiais e são classificados desta forma.

 

Rolamentos Lineares em Curitiba

 A Ômicrom possui grande experiência no segmento com profissionais preparados para o desenvolvimento nas melhores soluções, sempre com um alto padrão de qualidade no serviço. Consulte a Ômicrom, empresa que garante confiabilidade e agilidade nos produtos. Ligue: (41)3314-3314