Defeitos em retentores e suas causas

Omicrom

Retentores são itens produzidos em metal-borracha e muito utilizados para realizar a vedação em material elastomérico, de forma que consegue realizar esta atividade em alojamentos e eixos, através da interferência entre o lábio do retentor e o eixo da máquina.

 

O que é um retentor

O retentor é uma peça circular de borracha, que possui um reforço metálico, através da utilização de uma peça circular de borracha que possui um reforço de metal, é possível realizar a vedação de óleos, graxas e fluídos dentro de um sistema de movimentos rotativos, ou ainda axiais. Existe também a necessidade de um lábio anti-poeira que é projetado para evitar a entrada de impurezas do meio externo.

A escolha do material elastomérico para cada função a cumprir, depende principalmente dos fluídos em contato com o elastômero. Existe uma sequência que pode ser utilizada para escolher de forma correta, o composto do retentor. Confira a seguir:

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Causas dos defeitos do retentor

Um dos problemas mais comuns que pode acontecer, mesmo com a utilização dos retentores é o vazamento de óleo. O retentor é muito utilizado para reter o vazamento em peças móveis como comandos de válvulas ou árvores de manivelas, podendo ser conhecidos também como virabrequeim. Dentre as várias causas que podem existir para o surgimento do defeito em um retentor, é a substituição do cárter do motor.

Um dos momentos que podem proporcionar a indicação da troca dos retentores e até mesmo de outras peças que possam necessitar de troca, dentro de um carro, por exemplo, é o aparecimento de uma fumaça azulada no momento de utilizar o veículo. Ao utilizar o carro e dele sair uma fumaça azulada, é o momento de se preocupar e dedicar muita atenção ao veículo. Esta fumaça indica a queima do óleo lubrificante, de modo que o consumo de óleo pode ser tão grande, que o seu nível poderá baixar rapidamente de forma que chega a provocar a falta de lubrificação do motor, ocasionando em problemas maiores, como por exemplo, o desgaste de anéis e retentores, assim como as válvulas.

Para que não seja ocasionado qualquer tipo de problema com a utilização dos retentores dentro de um mecanismo específico. Com o passar do tempo, os retentores podem acabar falhando e deixando vazar óleo, ou outros lubrificantes e por isso, é de grande importância que os retentores sejam trocados de forma periódica, sem trocar ou desmontar o motor.

O desgaste do retentor pode acontecer ainda, devido ao fato de que o pequeno curso da haste da válvula, de sobe e desce pode acontecer diversas vezes, de forma que ocorre um desgaste maior das peças relacionadas ao seu movimento, de forma que a mola interna perde a sua pressão e o diâmetro do retentor acaba aumentando, de forma que deixa uma passagem livre para o lubrificante.

Distribuidor de retentores em Curitiba

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