Maleta de montagem a frio
A montagem incorreta é responsável por grande parte das falhas prematuras dos rolamentos. Ao usar a força bruta, a qualidade desse rolamento ficará comprometida. A maleta de montagem a frio NTN-SNR foi projetada para uma montagem rápida e precisa, reduzindo o risco de danos às pistas ou aos corpos rolantes do rolamento.
A combinação certa do anel e da bucha de impacto permite a transmissão eficiente da força de montagem. A maleta contém 33 anéis adaptadores, três tubos percussores e um martelo especial anti-ressalto. Além da montagem de rolamentos, o kit também é apropriado para a montagem de outros equipamentos, como: buchas, retentores e polias.
Quais as vantagens da maleta de montagem a frio?
Usando o material certo, a vida útil dos rolamentos será mais longa. O kit de montagem é usado para facilitar e dar mais longevidade às peças. Os 33 anéis de impacto permite sua utilização em mais de 400 tipos de rolamentos. A maleta tem uma apresentação leve e resistente para ser usada em oficinas, contendo:
33 apoios:
- Robustos, para uma vida útil prolongada;
- Em material sintético resistente ao choque, evitando qualquer atrito;
- Perfeitamente utilizáveis com uma prensa;
- Calibrados para cerca de 400 tipos de rolamentos (com diâmetros de furos entre 10 a 50 mm, e com diâmetros exteriores entre 26 e 110 mm);
- Marcações identificadas de modo claro de durável para facilitar a seleção.
Três tubos percursores:
- Leves e robustos, feitos de alumínio;
- Com uma boa empunhadura.
Um martelo especial anti-ressalto:
- Garante um impacto ideal na montagem.
Recomendações de montagens
Para evitar futuras falhas aos rolamentos, devem ser tomar alguns cuidados na hora da montagem. Para não causar danos à estrutura, os choques devem ser sempre sobre o anel apertado no eixo ou no alojamento, dependendo da montagem. A maleta serve para facilitar o trabalho e diminuir os riscos de danos, pois evita choques em partes inapropriadas no momento de sua instalação. Os problemas mais frequentes são:
- Ajustes muito ou pouco apertados;
- Impactos excessivos e esforços muito elevados durante a montagem, provocando rupturas de anéis e das vedações, ou marcas na pista;
- Introduções involuntárias de partículas ou líquidos presente no ambiente de montagem.
Fazendo da maneira correta, não haverá risco desses problemas aparecerem. Primeiramente, o rolamento deve ser apertado sobre o elemento giratório para dar movimento. A segunda regra é que: o acoplamento é efetuado com a ajuda de apoios aplicados no anel que apresenta ajuste apertado. Dessa maneira, evita-se solicitar os corpos rolantes e de danificar o rolamento.
- Verifique a identificação do rolamento em função dos desenhos, especificações e procedimentos.
- Veja se as dimensões e a exatidão das formas e posições dos suportes de rolamentos correspondem aos desenhos e especificações.
- Prepare todo o material necessário antes de começar a montagem. Certifique se o local está limpo.
- Limpe cuidadosamente e verifique todas as peças e órgãos em torno do rolamento.
- Remova o rolamento da embalagem no último momento, em um ambiente totalmente limpo.
- Nunca o lave, exceto em caso excepcional especificado.
- Realize a montagem do rolamento com o método escolhido.
- Lubrifique com uma graxa especial para rolamentos, seguindo a instrução.
- Após a montagem a antes da operação definitiva, fazer uma verificação em funcionamento, de modo a identificar eventuais anomalias.
Outras dicas
Uma dica importante é usar uma pasta especial como complemento. Seu uso facilita a montagem e evita a corrosão de contato ao eixo ou alojamento. A ferrugem de contato pode levar a degradações graves, tornando a desmontagem muito difícil. Esse lubrificante espesso conserva a qualidade de superfície das peças submetidas a esforços de deslizamento. Sem a pasta a corrosão degrada progressivamente o ajuste entre o rolamento e o eixo, levando a vibrações ou à deterioração prematura do rolamento e das superfícies de montagem. São vantagens do lubrificante:
- Permite o deslizamento para as montagens com jogo;
- Preserva a qualidade das superfícies e os ajustes das montagens mecânicas, impedindo a ferrugem de contato;
- Facilita a montagem e desmontagem dos rolamentos e outros componentes, como parafusos, porcas, flancos, acoplamentos e eixos com ranhuras;
- Resiste à agua e à lavagem;
- Tem faixa de temperatura de utilização de -40ºC a +150ºC.
Quais as maiores causas para uma falha no rolamento?
A maior parte das causas por essas falhas diz respeito à montagem, não apenas a montagem incorreta, mas outros cuidados que também devem ser tomados. São fatores externos que podem ser evitados seguindo algumas orientações. As causas podem ser dividas em:
- Lubrificação inadequada: A lubrificação ruim ou inadequada reduz a vida útil do rolamento. Frequentemente ela é negligenciada devido à dificuldade de acesso aos rolamentos e falta de conhecimento do usuário. Sua escolha, método, quantidade e frequência devem ser particularmente estudadas.
- Contaminação: O ambiente poluído é uma das grandes causas para causar danos. Poeiras, detergentes, líquidos em geral, entre outros, fazem com que a deterioração aconteça mais cedo. É preciso escolher o sistema de vedação mais adequado à aplicação.
- Montagem incorreta: A montagem correta de um rolamento numa máquina é fundamental. Caso não seja executada corretamente, podem surgir diversos problemas. As principais causas são: métodos e meios insuficientes ou mal adaptados, contaminação na montagem, montagem brusca e má elaboração dos órgãos receptores. A deterioração pode se manifestar por meio de um ruído anormal e provoca em curto prazo uma fadiga das superfícies de rolamento.
- Fadiga: As condições impostas às superfícies ativas dos rolamentos provocam, mais cedo ou mais tarde, degradações na superfície. É necessário agir desde os primeiros sinais de fraqueza e organizar as operações de manutenção apropriada.
Rolamentos em Curitiba
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