Maleta de montagem a frio

 

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A montagem incorreta é responsável por grande parte das falhas prematuras dos rolamentos. Ao usar a força bruta, a qualidade desse rolamento ficará comprometida. A maleta de montagem a frio NTN-SNR foi projetada para uma montagem rápida e precisa, reduzindo o risco de danos às pistas ou aos corpos rolantes do rolamento.

A combinação certa do anel e da bucha de impacto permite a transmissão eficiente da força de montagem. A maleta contém 33 anéis adaptadores, três tubos percussores e um martelo especial anti-ressalto. Além da montagem de rolamentos, o kit também é apropriado para a montagem de outros equipamentos, como: buchas, retentores e polias.

 

Quais as vantagens da maleta de montagem a frio?

 

Usando o material certo, a vida útil dos rolamentos será mais longa. O kit de montagem é usado para facilitar e dar mais longevidade às peças. Os 33 anéis de impacto permite sua utilização em mais de 400 tipos de rolamentos. A maleta tem uma apresentação leve e resistente para ser usada em oficinas, contendo:

 

33 apoios:

  • Robustos, para uma vida útil prolongada;
  • Em material sintético resistente ao choque, evitando qualquer atrito;
  • Perfeitamente utilizáveis com uma prensa;
  • Calibrados para cerca de 400 tipos de rolamentos (com diâmetros de furos entre 10 a 50 mm, e com diâmetros exteriores entre 26 e 110 mm);
  • Marcações identificadas de modo claro de durável para facilitar a seleção.

 

Três tubos percursores:

  • Leves e robustos, feitos de alumínio;
  • Com uma boa empunhadura.

 

Um martelo especial anti-ressalto:

  • Garante um impacto ideal na montagem.

 

 

Recomendações de montagens

 

Para evitar futuras falhas aos rolamentos, devem ser tomar alguns cuidados na hora da montagem. Para não causar danos à estrutura, os choques devem ser sempre sobre o anel apertado no eixo ou no alojamento, dependendo da montagem. A maleta serve para facilitar o trabalho e diminuir os riscos de danos, pois evita choques em partes inapropriadas no momento de sua instalação. Os problemas mais frequentes são:

 

  • Ajustes muito ou pouco apertados;
  • Impactos excessivos e esforços muito elevados durante a montagem, provocando rupturas de anéis e das vedações, ou marcas na pista;
  • Introduções involuntárias de partículas ou líquidos presente no ambiente de montagem.

 

Fazendo da maneira correta, não haverá risco desses problemas aparecerem.  Primeiramente, o rolamento deve ser apertado sobre o elemento giratório para dar movimento. A segunda regra é que: o acoplamento é efetuado com a ajuda de apoios aplicados no anel que apresenta ajuste apertado. Dessa maneira, evita-se solicitar os corpos rolantes e de danificar o rolamento.

 

  • Verifique a identificação do rolamento em função dos desenhos, especificações e procedimentos.
  • Veja se as dimensões e a exatidão das formas e posições dos suportes de rolamentos correspondem aos desenhos e especificações.
  • Prepare todo o material necessário antes de começar a montagem. Certifique se o local está limpo.
  • Limpe cuidadosamente e verifique todas as peças e órgãos em torno do rolamento.
  • Remova o rolamento da embalagem no último momento, em um ambiente totalmente limpo.
  • Nunca o lave, exceto em caso excepcional especificado.
  • Realize a montagem do rolamento com o método escolhido.
  • Lubrifique com uma graxa especial para rolamentos, seguindo a instrução.
  • Após a montagem a antes da operação definitiva, fazer uma verificação em funcionamento, de modo a identificar eventuais anomalias.

 

 

Outras dicas

 

Uma dica importante é usar uma pasta especial como complemento. Seu uso facilita a montagem e evita a corrosão de contato ao eixo ou alojamento. A ferrugem de contato pode levar a degradações graves, tornando a desmontagem muito difícil. Esse lubrificante espesso conserva a qualidade de superfície das peças submetidas a esforços de deslizamento. Sem a pasta a corrosão degrada progressivamente o ajuste entre o rolamento e o eixo, levando a vibrações ou à deterioração prematura do rolamento e das superfícies de montagem.  São vantagens do lubrificante:

 

  • Permite o deslizamento para as montagens com jogo;
  • Preserva a qualidade das superfícies  e os ajustes das montagens mecânicas, impedindo a ferrugem de contato;
  • Facilita a montagem e desmontagem dos rolamentos e outros componentes, como parafusos, porcas, flancos, acoplamentos e eixos com ranhuras;
  • Resiste à agua e à lavagem;
  • Tem faixa de temperatura de utilização de -40ºC a +150ºC.

 

 

Quais as maiores causas para uma falha no rolamento?

 

A maior parte das causas por essas falhas diz respeito à montagem, não apenas a montagem incorreta, mas outros cuidados que também devem ser tomados. São fatores externos que podem ser evitados seguindo algumas orientações.  As causas podem ser dividas em:

 

  • Lubrificação inadequada: A lubrificação ruim ou inadequada reduz a vida útil do rolamento. Frequentemente ela é negligenciada devido à dificuldade de acesso aos rolamentos e falta de conhecimento do usuário. Sua escolha, método, quantidade e frequência devem ser particularmente estudadas.
  • Contaminação: O ambiente poluído é uma das grandes causas para causar danos. Poeiras, detergentes, líquidos em geral, entre outros, fazem com que a deterioração aconteça mais cedo.  É preciso escolher o sistema de vedação mais adequado à aplicação.
  • Montagem incorreta: A montagem correta de um rolamento numa máquina é fundamental. Caso não seja executada corretamente, podem surgir diversos problemas. As principais causas são: métodos e meios insuficientes ou mal adaptados, contaminação na montagem, montagem brusca e má elaboração dos órgãos receptores. A deterioração pode se manifestar por meio de um ruído anormal e provoca em curto prazo uma fadiga das superfícies de rolamento.
  • Fadiga: As condições impostas às superfícies ativas dos rolamentos provocam, mais cedo ou mais tarde, degradações na superfície. É necessário agir desde os primeiros sinais de fraqueza e organizar as operações de manutenção apropriada.

 


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