Polias

polias

 

A polia é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e energia cinética. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica, a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada à outra polia, realiza o trabalho equivalente a uma engrenagem.

Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície no qual a correia se assenta. As polias fabricados com mancais auto lubrificados devem ser utilizadas para reduzir a velocidade de forças ou para deslocamentos horizontais e com baixas velocidades. Já as polias fabricadas com rolamentos especiais permitem atingir grandes velocidades sem detrimento da carga.

 

Como funciona?

 

Objetos móveis que executam movimento circular possuem uma propriedade denominada frequência, responsável por indicar o número de vezes que o fenômeno se repete na unidade de tempo. No sistema internacional a unidade é chamada de Hertz. Alguns exemplos que temos movimentos circulares envolvidos: motores de automóveis, brinquedos de parques de diversão, limpadores de para-brisas automotivos, discos, engrenagens, etc.

As polias utilizam correias ou correntes para transmitir movimento de um eixo para outro. As engrenagens, com ampla aplicação na indústria mecânica, consistem em discos dentados que podem ser feitos de diversos metais ou ligas resistentes. Por meio da combinação de engrenagens de diferentes características é possível transmitir movimentos e ampliar ou reduzir forças. Nesse caso é possível dispensar as correias ou polias, fazendo a transmissão direto pelo contato entre as engrenagens.

 

 

Tipos de polias

 

Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços. Elas podem ser planas ou trapezoidais e são determinadas pela forma da superfície na qual a correia se assenta.

  • Polias planas: As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada. A polia plana conserva melhor a correia, enquanto a abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos.
  • Polias trapezoidais: A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a polia se assenta apresenta a forma de trapézio. Essas polias devem ser providas de canaletes e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada.

Além das polias para correias planas ou trapezoidais, existem polias para cabos de aço, para correntes, polias de atrito, polias para correias redondas e para correias dentadas. Os materiais empregados para a construção das polias são: ferro fundido, aços, ligas leves e materiais sintéticos. Sua superfície não deve apresentar porosidade, senão a correia irá se desgastar rapidamente.

 

 

Polias em Curitiba

 

A Ômicrom Rolamentos está há mais de 20 anos no ramo de peças industriais e possui uma infraestrutura projetada para atender com agilidade. Nossa meta é oferecer o melhor para o cliente, por isso trabalhamos com produtos de qualidade. O principal objetivo é que seus equipamentos e métodos de produção funcionem com qualidade e efetividade.  Faça-nos uma visita na Rua João Bettega, 1847, CIC. Telefone: (41)3314-3314. Site: omicrom.com.br